• COMECE COM O PÉ DIREITO

    Excelente Relação Custo X Benefício Leia mais
  • CADEIRA ORVALHO

    Produto Premiado exclusivo da Movelaria Paranista Leia mais
  • HOTEL RAMADA

    Móveis da Movelaria Paranista no hotel no Recreio dos Bandeirantes Leia mais
  • MUSEU OSCAR NIEMEYER

    Os móveis da Movelaria Paranista pertencem ao acervo permanente de design do MON Leia mais
  • SALÕES DE FESTAS E EVENTOS

    Cadeiras elegantes com os diferenciais da empilhabilidade e resistência Leia mais
  • HOSPITALITY & FOOD SERVICE

    Móveis para uso profissional em gastronomia, hotelaria e eventos Leia mais
  • A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CADEIRAS

    Monte a sua cadeira em nosso simulador! Leia mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

 

 

Empreender não é fácil, todos concordam, mas não há como negar que este é um desafio estimulante. Abaixo temos uma reflexão prática de especialistas sobre detalhes que fazem muita diferença no atendimento de um restaurante, confira!

 ___________________________________________________ 


Como gostamos de dizer no ramo de restaurantes, Deus está nos detalhes. Com a diversidade de problemas que clientes podem encontrar em restaurantes, o importante é que cada detalhe desses faz uma grande diferença.

1

Os restaurantes devem abrir e fechar nos horários determinados pelo próprio restaurante. Muitos lugares abrem sem estar prontos para o serviço. Não é incomum encontrarmos gente limpando salão ou até mesmo pessoas sem uniforme transitando pelo restaurante. Também há quem feche o restaurante antes do horário determinado pela falta de movimento, deixando possíveis últimos clientes de fora.

2

Sinta o cheiro! Nada é tão prejudicial a uma boa refeição quanto alguém limpando mesas ou o chão perto da sua comida com produtos fortes ou garçons e garçonetes com muito perfume. Em um restaurante só devemos sentir um leve cheiro de comida, nada muito forte para também não deixar o cliente com cheiro de temperos, fumaça ou gordura na roupa.

3

Gosto, não gosto. A equipe de venda deve saber exatamente como os pratos são preparados e os ingredientes que vão em cada um deles. Devemos sempre evitar a frase "vou perguntar ao chef". Quando questionado sobre qual o melhor prato, o garçom não pode dizer "tudo é bom". Os clientes esperam um conselho sincero da equipe, que deve conhecer tudo que está à venda no estabelecimento.

4

Balança. Uma mesa ou cadeira que balança pode atrapalhar muito, principalmente quando se trata de bebidas. Não há nada mais desagradável do que causar um terremoto ao cortar um pedaço de carne! Todo gerente deve sentar em todas as cadeiras para certificar-se de que estão em ordem. E, por favor, nada de papel ou papelão para ajeitar o desnível.

5

Guarde para você mesmo. Opiniões e problemas familiares devem ficar fora do ambiente de trabalho. Nada do garçom ficar contando problemas de saúde para os clientes e muito menos ficar falando mal da casa onde trabalha.

6

Reposição. Algumas pessoas tomam grandes quantidades de café, água, chás ou vinhos e, quando a reposição é ofertada, deve chegar a mesa continuamente.

7

www.... Todo restaurante deve ter seu site atualizado constantemente, principalmente para expor cardápio e preços atualizados. Nada pior do que ir a um restaurante, pedir aquele prato delicioso que você viu no site e descobrir que ele não existe mais. Ou pior ainda, descobrir que ele custa o dobro do que você esperava.

8

Responder. É horrível ligar para um restaurante para saber o horário de funcionamento, endereço ou qualquer outra informação e ficar esperando que alguém possa responder isso para você. Comunicação é essencial! Não oferecer as informações básicas sobre sua casa mostra despreparo e leva o cliente para outro lugar.

9

Cadê a conta? Você oferece uma comida primorosa, um atendimento impecável e tudo vai para o ralo porque a conta demora muito a chegar. Devemos lembrar que o serviço só estará completo quando o cliente deixar o restaurante.

10

Você está falando comigo? Garçons, cumins e gerentes desatentos podem atrapalhar uma deliciosa refeição. Se sua função é servir, então faça bem feito. A grande vantagem das cidades grandes é que o trabalho de garçom é levado a sério e feito de forma profissional. Todo restaurante precisa de uma equipe treinada.

 _______________________________ 

Fontes: blogs Gastronomia Descomplicada e Cozinha Profissional 
Foto: de Gui Klaime - prato Gnocchi da Fortuna - restaurante Vila Roti
 

assuntos relacionados, clique nos links abaixo para saber mais